Nos idos de 1960 eu estudava onde, atualmente, está a sede da Polícia Federal, na zona portuária do Rio de Janeiro. Em 62, na rua do Acre, comemorei a vitória da seleção brasileira sobre a chilena na copa do mundo. Assisti o comício da Central do Brasil em 64, sofri com as greves dos meios de transportes e tudo mais ocorrido naquela época. Realmente, foi difícil, para um adolescente conviver com tudo aquilo. O tempo passou... O país mudou, houve grande progresso, infelizmente, a principal questão continua: A velha corrupção! De todos os problemas existentes em nosso país, o mais antigo e mais clamoroso, está cada vez mais escancarado. A corrupção é o cerne de todas as outras mazelas. Lamentavelmente, a classe política, oriunda do povo, é a principal fomentadora dessa verdadeira desgraça. O "zé povinho" não avalia, com a devida importância, que ao votar em qualquer um, contribui de forma irreversível, para todos os males que afligem a sociedade. O Brasil é um país continental, com vinte e sete unidades federativas, possui quase cinco mil e seiscentos municípios, gerando quase sessenta mil vereadores, sem contarmos seus aspones. Realmente, fica complicado mantermos essa malta de parasitas! Daí, a precaridade nos setores da educação, da saúde, da moradia, da segurança, do trabalho, enfim, quase tudo! O futebol é tido e havido como ópio do povo, através das brilhantes conquistas obtidas por nossos excelentes jogadores, os políticos buscam tirar dividendos. Outrora assim foi, e hoje, também assem agem os do momento. Tentam, e por veze conseguem "jogar areia" nos olhos da população e vivem hiper-faturando obras públicas, sonegando direitos, praticando toda sorte de desmando. O povo, quase que calado, de há muito, padece. O tempo passa, as coisas se alteram, as redes sociais estão aí. mas os picaretas não se emendam! A juventude, contudo, largada pelos próprios pais, preterida pelas autoridades, jogadas a própria sorte, vem buscando um lugar ao sol e vive procurando agasalhos. Em verdade, nem sempre, encontram aquecimento no cobertor mais correto. Ainda assim, dentre erros e acertos, por vezes, através de caminhos espúrios ou desconfortáveis, acabam superando obstáculos, atravessando desvãos, com tantos percalços. mesmo assim, acabam chegando ao lugar almejdo.
A situação está complicada! O compressor está prestes a explodir. O caldeirão está fervendo! A massa está eufórica, saiu do conforto - aqueles que conseguem -, e, aos borbotões estão colocando o bloco na rua! Ao mesmo tempo, em número inexpressivo, porém ruidoso, outro segmento saído dos guetos e de grupos políticos amorais, valem-se dos princípios democráticos para saquearem, destruírem, picharem, confrontarem, enfim, promoverem total baderna. Os motivos dos verdadeiros brasileiros, realmente são justos. Chega de tanta mentira, de tanta roubalheira, tanta desfaçatez. O povo está exaurido em sua paciência de Jó! Em todos os níveis, os governantes superaram, em muito, a quota de liberdade de ação. Todos os limites de condescendência já foram ultrapassados. Não temos mais qualquer político confiável. O sistema corrompe, mistifica, subleva os incautos, destroem os puros e cooptam os ingênuos.
Hoje, precisamos avaliar com muita acuidade, os rumos desses movimentos. Em princípio não existem líderes, apenas porta vozes. Durante as passeatas, houve repúdio quanto a participação de partidos políticos e outros afins. A grande maioria era pacifistas, ficando os baderneiros como exceções. Nas redes sociais pipocam todo tipo de pleitos, desde o impeachment da presidente, cassação de políticos, reformas educacionais, no sistema de saúde, rejeições de projetos de emendas constitucionais, apuração de super faturamento de obras, até mesmo a vitoriosa reversão dos preços das passagens dos ônibus locais.
O presente está nebuloso, mas o futuro, não sabemos qual matiz se reverterá, Deus permita seja colorido, com muita paz e progresso, para o Brasil poder, finalmente, alcançar um lugar digno dentre as maiores nações do universo!

Nenhum comentário:
Postar um comentário